EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA

GRANDE SERTÃO: IMAGENS

 

A literatura como ferramenta

 

Prepare-se. O que propomos aqui é uma experiência única, que une duas linguagens artísticas potentes, igualmente encantadoras e enriquecedoras, potencialmente complementares: fotografia e literatura. 

 

Os cenários e a cultura que inspiraram o escritor mineiro João Guimarães Rosa na década de 1950, nos conduzem a uma imersão no imaginário de seus textos mais importantes e a uma forma diferente de encarar a fotografia, sua linguagem e suas técnicas. 

 

Livros como Grande sertão: veredas, Manuelzão e Miguilim, Sagarana e Primeiras Estórias sãoos guias desta viagem que passa por lugares imortalizados pelo autor e que ainda preservam a atmosfera presente em sua literatura. Cidades como Cordisburgo (terra natal do escritor e cenário de vários de seus textos), Morro da Garça (do conto Recado do Morro), Andrequicé (onde residiu o vaqueiro Manuelzão) e Pirapora (que figura em Grande sertão: veredas) fazem parte deste aprendizado. Acrescente fazendas centenárias que foram local de passagem do escritor durante a viagem que fez pelo sertão em 1952, na qual recolheu elementos para suas obras. 

 

Tudo isso num roteiro exclusivo, com grupo de 10 pessoas, pensado especialmente para fotógrafos e amantes da fotografia, que vai nos levar pelas veredas do cerrado mineiro, pelas águas do mítico Rio São Francisco entre outros tantos caminhos. 

 

Mais que um workshop de fotografia, Grande Sertão: Imagens é a descoberta de uma nova ferramenta para os que querem pensar a imagem aquém e além do clique.

 

 

João Correia Filho

MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE

João Correia Filho © 2018    

Mireveja - imagem e texto ltda  -  CNPJ 06.248.203/0001-88 - Rua Maria Cecília de Oliveira Maciel, 1-13 Jd. Colonial Bauru - SP - CEP 17047-625